domingo, 9 de setembro de 2012

Mar de Bronze



Quando mandou erigir o Templo, Salomão fez construir, por Hiram de Tiro uma enorme pia de bronze, de 10 côvados de diâmetro, pois era redonda, e 5 de profundidade, apoiada em quatro juntas de três bois, também de bronze, cada uma delas olhando para um dos pontos cardeais da terra. 

Calculava-se que o “Mar de Bronze” continha uns 45.000 litros de água. Situava-se no pátio central, e era destinado a purificação dos sacerdotes antes de entrarem na Tenda das consagrações. 

Atenta ao simbolismo da purificação pela água, a maçonaria, através de muitos de seus ritos, mostra, no recinto das Lojas, a representação do mar de bronze, para a purificação das mãos do candidato, no decurso da cerimônia de sua iniciação, para ensinar-lhe que a limpeza do corpo físico é uma das condições prévias para a pureza da alma.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Letra G



Sétima letra do nosso alfabeto, representa na Maçonaria: 

Gravitação - A força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria.

Geometria - A ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge à noção da parte que a nós compete, na grande partilha da humanidade. 

Geração - A força Criadora que se acha no interior de todo ser e de todas as coisas. A vida perpetuando a série dos seres.

Gênio - A inteligência humana brilhando com seu mais vivo fulgor. 

Gnose - O impulso que leva o homem a aprender sempre mais, principal fator do progresso moral.


Para o Companheiro Maçom, a letra “G” constitui, simbolicamente, a base dos estudos, que deve continuar sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo.