domingo, 12 de maio de 2013

Inquisição



Instituição cuja finalidade foi a de procurar punir a heresia.
A partir de 1209, o Papa Inocêncio III procurou dar um novo aspecto, nomeando São Domingos em 1215 como Inquisidor Geral. Em 1232 foi introduzida na Espanha e daí para toda a Europa.

Por este código impiedoso, foram julgados, além de muitos inocentes, cuja culpa principal muitas vezes era o de serem ricos, muitos judeus e mouros foram vítimas do fanatismo e da inveja. Muitos Maçons também foram vítimas da cruel instituição. O Cardeal José Firrao condenava a morte não só todos os maçons, como todo aquele que se manifestasse interesse em entrar para a Ordem.

Durante muitos anos o Santo Oficio que condenara a morte entre milhares de pessoas, Giordano Bruno e até Galileu que foi condenado a reclusão perpétua em uma casa de campo. o Santo Ofício, macomunado com a congregação do Index, chegou a proibir a leitura de quatro mil livros, sobre a pena da excomunhão. Os próprios teólogos católicos sofreram muitas dificuldades com este organismo.

Desautorado pelo Papa João XXIII, o index foi suprimido pelo Papa Paulo VI, que iniciou a reforma do Santo Ofício, que passou a ter a denominação de Congregação para a doutrina da Fé.

Na Maçonaria, a inquisição é o símbolo do obscurantismo e do fanatismo prepotente.