domingo, 15 de outubro de 2017

Loja Simbólica, Grau 1 - Estandarte

1º Grau - Aprendiz Maçom.
É dedicado ao aprendizado das leis e costumes da Ordem. Morrer na vida profana e trabalhar sobre si mesmo. O caminho da sabedoria é uma árvore onde se chega ao topo depois de ter derrotado seus próprios defeitos. 

Loja Simbólica, Grau 2 - Estandarte

2º Grau - Companheiro Maçom.
É dedicado ao direcionamento da vida para o melhor possível no trabalho, ciência, virtude. É a chamada para o estudo das artes liberais sobre o plano material e intelectual. 

Loja Simbólica, Grau 3 - Estandarte

3º Grau - Mestre Maçom.
É dedicado àquela honra inevitável que não transige de fato o próprio dever. Aquele que sacrifica a própria vida para o bem dos outros. A lenda de Hiram. O companheiro caído nas paixões humanas, deve recuperar a sua pureza e iluminação.

Loja de Perfeição, Grau 4 - Estandarte

4º Grau - Mestre Secreto.
Busca através do estudo o cultivo do silêncio e da meditação. O segredo, a lealdade e a obediência são necessários para consolidar a liberdade. Hiram morreu, mas aqui continua a acácia.

Loja de Perfeição, Grau 5 - Estandarte

5º Grau - Mestre Perfeito.
O conhecimento da inteligência humana tem dois aspectos relacionados: material e espiritual. O verdadeiro conhecimento é aquele de nós mesmos. 

Loja de Perfeição, Grau 6 - Estandarte

6º Grau - Secretário Íntimo
Tem o escopo de estimular a curiosidade e a inteligência visando a harmonia universal. Durante a construção do Templo, Johaben espionou Hiram de Tiro, para proteger o rei Salomão, que, no entanto negou. Pode-se fazer o mal, desejando o bem. O zelo é permitido somente às pessoas sábias. 

Loja de Perfeição, Grau 7 - Estandarte

7º Grau - Preboste e Juiz.
O conhecimento das leis naturais completa o conhecimento de nós mesmos e nos ajudará a servir a humanidade. Não podemos controlar a natureza, devemos obedecer às suas leis. 

Loja de Perfeição, Grau 8 - Estandarte

8º Grau - Intendente dos Edifícios.
A civilização humana assenta-se sobre duas bases: propriedade e trabalho. A propriedade não existe a não ser como direito aos frutos do próprio trabalho. 

Loja de Perfeição, Grau 9 - Estandarte

9º Grau - Cavaleiro Eleito dos Nove.
Tem esse grau, a função de cumprir ordens e sentenças com o objetivo de desenvolver a virtude da obediência e o controle das próprias ações e da coragem, necessária para o triunfo da verdade. É a caridade que deve ditar as suas decisões frente à justiça. 

Loja de Perfeição, Grau 10 - Estandarte

10º Grau - Cavaleiro Eleito dos Quinze.
Ensina que as execuções feitas depois de um julgamento regular são justas, e o executor tem o dever de limitar o seu trabalho segundo o que é exigido. A Maçonaria nos pede para amar a justiça e para servi-la com um coração purificado de ódio. 

Loja de Perfeição, Grau 11 - Estandarte

11º Grau - Sublime Cavaleiro dos Doze.
Está também entre os Quinze Eleitos, dos quais, Salomão escolheu os doze líderes dos Tribunais de Israel. É a recompensa para o justo executor de sentenças judiciais emitidas contra traidores e opressores. 

Loja de Perfeição, Grau 12 - Estandarte

12º Grau - Grão Mestre Arquiteto.
Contribui para os projetos arquitetônicos e planos financeiros. Segundo a tradição, Salomão fundou uma grande escola de arquitetura cujos alunos foram recrutados em todo o mundo e adquiriu os princípios que deveriam regenerar a humanidade. 

Loja de Perfeição, Grau 13 - Estandarte

13º Grau - Cavaleiro do Real Arco.
A busca da ciência deve sempre ser profunda, especialmente para aqueles que são chamados a governar. Depois de um sucesso inicial, não se deve parar o progresso no estudo dos graves problemas sociais e científicos. 

Loja de Perfeição, Grau 14 - Estandarte

14º Grau - Perfeito e Sublime Maçom.
Quando o Templo foi concluído, todos os trabalhadores receberam um salário justo e se retiraram sob a lei do silêncio. Quando tivermos ganhado conhecimento e sabedoria, não o desperdicemos. “Não jogar pérolas aos porcos.

Sublime Capítulo Rosa-Cruz, Grau 15 -Estandarte

15º Grau - Cavaleiro do Oriente.
Perseverança na reconstrução do Templo. Para obter acesso, era necessário penetrar através da porta para o Oriente em uma fortaleza de sete voltas. A entrada era guardada por um Cavaleiro. A luz vem do Oriente e a espada é a arma do cumprimento do dever. 

Sublime Capítulo Rosa-Crus, Grau 16 - Estandarte

16º Grau - Príncipe de Jerusalém.
Os Cavaleiros do Oriente que se distinguiam por sua constância e firmeza, eram “príncipes de Jerusalém” sagrados. Eles não puderam evitar a ruína da casa de Deus, que foi destruída por aqueles mesmos que golpearam Hiram, no entanto, tudo se renova, para melhor ou para pior. 

Sublime Capítulo Rosa-Cruz, Grau 17 - Estandarte

17º Grau - Cavaleiro do Oriente e do Ocidente.
Refere-se o grau, à época do nascimento da cavalaria que inspirou o escocismo. A missão dos Cavaleiros do Oriente e do Ocidente é estabelecer a síntese entre as duas tendências em colisão na Idade Média. 

Sublime Capítulo Rosa-Cruz, Grau 18 - Estandarte

18º Grau - Cavaleiro Rosa-Cruz.
Depois de ter viajado ao Oriente e ao Ocidente, ao Norte e ao Sul, os Cavaleiros conseguiram conhecer a Pal:. Per:., que esculpiram com caracteres indeléveis e encerraram em uma caixa de metal. Representa a esperança e a perseverança, que permitem o amor pela humanidade, até com o sacrifício da própria vida. 

Conselho de Kadosch, Grau 19 - Estandarte

19º Grau - Grande Pontífice ou Sublime Escocês.
Esse grau ensina que, para tornar efetiva a possibilidade do homem se elevar e enobrecer a humanidade, o progresso espiritual devem unir-se ao progresso no plano moral e intelectual, adquirido anteriormente. 

Conselho de Kadosch, Grau 20 - Estandarte

20º Grau - Soberano Príncipe da Maçonaria ou Mestre Ad Vitam.
Mestre vitalício. Ele consegue encontrar a verdade por intuição. Aquele que é chamado para liderar deve perceber que ele é o primeiro entre os seus pares, esta situação lhe impõe deveres de exemplo, de autoridade, de educação e de dedicação.

Conselho de Cadosch, Grau 21 - Estandarte

21º Grau - Noaquita ou Cavaleiro Prussiano.
Justiça e vingança têm razão também sobre os poderosos. O estudo desse grau mostra uma certa analogia entre Noé e o imortal Hoang-Ti, inventor da esfera. Indica a origem da astronomia. 

Conselho de Kadosch, Grau 22 - Estandarte

22º Grau - Cavaleiro do Real Machado.
A prática do trabalho manual está na origem tanto da civilidade quanto da Maçonaria. De acordo com a glorificação do trabalho, o ensino desse grau é hermético. É a apoteose do trabalho aplicado à realização da Grande Obra.

Conselho de Kadosch, Grau 23 - Estandarte

23º Grau - Chefe do Tabernáculo.
Ensina esse grau, que os governantes têm o dever de combater as superstições e fazer triunfar a verdade.

Conselho de Kadosch, Grau 24 - Estandarte

24º Grau - Príncipe do Tabernáculo.
As novas gerações têm o direito de reformar as leis daqueles que as precederam. O recebimento de um levita no Santo dos Santos para elevá-lo à dignidade de Sacerdote. Os vários elementos dessa lenda são o emblema do Sábio responsável pelo desenvolvimento dos Iniciados em seu conhecimento astronômico.

Conselho de Kadosch, Grau 25 - Estandarte

25º Grau - Cavaleiro da Serpente de Bronze. 
Ensina que para escapar do cativeiro material e da morte, serpentes tiranas, você deve destruí-los por meio da liberdade. No plano moral o Cavaleiro deve se libertar de todos os laços materiais para dar-se conta de sua sensibilidade a tudo isso. 

Conselho de Kadosch, Grau 26 - Estandarte

26º Grau - Príncipe da Mercê ou  Escocês Trinitário.
Refere-se esse grau, ao desenvolvimento da caridade e da compaixão. O Bem e o Mal não são nada mais do que os acordos e desacordos, cuja união faz a Harmonia Universal. 

Conselho de Kadosch, Grau 27 - Estandarte


27º Grau - Grande Comendador do Templo
Os representantes da Ordem devem ser investidos com a autoridade necessária para supervisionar para que as decisões pelo bem da humanidade encontrem execução.

Conselho de Kadosch, Grau 28 - Estandarte

28º Grau - Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto.
Relembra a sobrevivência das iniciações antigas em que o Sol era o emblema da verdade e a origem da religião natural. Trata-se de um verdadeiro sincretismo da filosofia, ciência e religião. Devemos nos libertar da cegueira do erro, para chegar à verdade

Conselho de Kadosch, Grau 29 - Estandarte

29º Grau - Grande Cavaleiro Escocês de Santo André ou Patriarca das Cruzadas.
Inimigo mortal das mentiras, protetor da virtude e da inocência, lutador em prol da verdade. Esse Grau resume as descobertas científicas e filosóficas e os preceitos filosóficos e presentes nos outros Graus.

Conselho de Kadosch, Grau 30 - Estandarte

30º Grau - Cavaleiro Kadosh ou da Águia Branca e Negra
Autoridade Superior dogmática. Trabalha em duas salas, uma das quais é a “Sala do Conselho.” A busca da Luz, da Liberdade e da Justiça, correspondente à luta contra os tiranos temporais e espirituais

Consistório, Grau 31 - Estandarte

31º Grau - Grande Inspetor Inquisidor Comendador
Grau  ligado à lenda do Templo e sua conclusão é a busca da Justiça e da Equidade. 

Consistório, Grau 32 - Estandarte

32º Grau - Sublime Príncipe do Real Segredo
O Sublime Príncipe possui a chave do Real Segredo e por sua educação e seu desenvolvimento pessoal, é capaz de preservá-lo e defendê-lo com a ajuda de todos os IIr:. do Rito. 

Consistório, Grau 33 - Estandarte

33º Grau - Soberano Grande Inspetor Geral
Representa a Suprema Autoridade Maçônica. Sua missão é fazer reinar a Caridade, a União e o Amor Fraterno entre os IIr:., manter a regularidade nos trabalhos de cada Grau e garantir que seja observado por todos os membros. Impor em todas as ocasiões, as Constituições, Estatutos e Regulamentos da Ordem.