segunda-feira, 29 de junho de 2020

Mar de Bronze


Quando mandou erigir o Templo, Salomão fez construir, por Hiram de Tiro uma enorme pia de bronze, de 10 côvados de diâmetro, pois era redonda, e 5 de profundidade, apoiada em quatro juntas de três bois, também de bronze, cada uma delas olhando para um dos pontos cardeais da terra. 

Calculava-se que o “Mar de Bronze” continha uns 45.000 litros de água. Situava-se no pátio central, e era destinado a purificação dos sacerdotes antes de entrarem na Tenda das consagrações. 

Atenta ao simbolismo da purificação pela água, a maçonaria, através de muitos de seus ritos, mostra, no recinto das Lojas, a representação do mar de bronze, para a purificação das mãos do candidato, no decurso da cerimônia de sua iniciação, para ensinar-lhe que a limpeza do corpo físico é uma das condições prévias para a pureza da alma.

domingo, 7 de junho de 2020

Grande Arquiteto Do Universo


O conceito do 'Grande Arquiteto do Universo' está além de qualquer credo religioso, respeitando toda a sua pluralidade. A crença num ser supremo é ponto indiscutível, para que se possa ser iniciado na Maçonaria, uma realidade filosófica mas não um ponto doutrinal.

Como é uma escola de filosofia, moral e bons costumes, e não sendo uma religião, a Maçonaria não pretende concorrer com outras religiões. Permite aos seus iniciados a crença em qualquer uma das religiões existentes, exigindo apenas a crença num ser superior, criador de tudo e de todos, que o candidato já acreditasse antes mesmo de considerar a possibilidade de vir a ser um maçom.

'Grande Arquiteto do Universo' é a designação maçônica para a força superior, criadora de tudo o que existe. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, budistas, espíritas e outros, se reúnam numa mesma loja maçônica. A atividade da Maçonaria em relação ao Grande Arquiteto do Universo, envolve estudos filosóficos e não proselitismo.