domingo, 3 de fevereiro de 2013

Camara do Meio



O nome “meio” dá uma idéia de situação geográfica, pois uma Loja obedece a Rosa dos Ventos: O Oriente é o lugar mais “alto”,  atingido por degraus e nele está o Ven:. Mes:. ; descendo alguns degraus ingressa-se na Câmara do Meio que se compõe de três planos denominados, Col:. do Sul, Col:. do Norte e Pav:. de Mos:., sobre o qual ergue-se o Al:. Dos JJur:. Após as Colunas “B” e “J”, vêm o Setentrião, `a esquerda de quem ingressa no Templo; `a direita vem o Nascente.

Contudo a Câmara é única e possui características próprias; só tem assento, o Ven:. Mes:. e os dois VVig:.; os demais MMes:.  ficam em pé, ao redor do Al:. Dos JJur:.; toda ornamentação é em negro e notam-se variados sím:. Mor:. a escuridão é quase total, há apenas uma luminosidade para que se possa vislumbrar objetos e pessoas. Os mmes:. Vestem Balandrau e capuz; a rigor, ninguém se dá a conhecer.

Os Trabalhos na Câmara do Meio do Grau de Mes:. são iniciáticos e obedecem , rigorosamente, o que dispõe a “Lenda de Hiram Abif”. A sessão é denominada de “exaltação”, quando são exaltados os CCom:. Que já venceram a etapa para essa passagem. Na Maçonaria Simbólica, existem apenas três Graus (Aprendiz-Companheiro-Mestre)); atingir o mestrado é atingir a plenitude maçônica simbólica.

Taça Sagrada


O Filosofo Cebes conta que milhares de pessoas candidatas à conquista da vida e a Sua Maior Duração, ouviam diante de uma Enorme Porta, os sábios ensinamentos e conselhos de um Ancião, acerca da conduta, do modo de proceder, que os Homens Mortais deveriam observar, no decorrer de Suas Existências.
Após essa exposição, a Grande Porta era aberta, e por ela, todos entravam para um recinto maior, e os que se atrevessem a ingressar, deveriam submeter-se a uma prova, representada por uma linda e insinuante mulher, sentada sobre o Trono Da Hipocrisia e Da Vaidade, empunhando uma Grande Taça, contendo uma bebida que não acabava nunca, oferecida aos candidatos. Então iludidos, os mais afoitos bebiam grandes goles, enquanto os mais precavidos apenas provavam da "perigosa poção"...
Maçônicamente, durante a Iniciação, é oferecido ao Neófito, a beber da Taça Sagrada, Taça esta símbolo da Boa ou Má Sorte. Inicialmente, a bebida é doce e o Neófito a absorve com deleite; porém, seus restos se transformam em bebida tremendamente amarga. A transformação do liquido, sugere que a Vida tem passagens doces e amargas e que o ser humano deve gozar os prazeres da vida com moderação, não fazendo ostentação do bem que goza.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Colunas Zodiacais



Os signos zodiacais, assim, como todos os mitos solares e agrários da antiguidade, representam a morte e a ressurreição anual da natureza. 

Por isso, eles simbolizam o Iniciado, desde que, como candidato, ele é encerrado na Câmara de Reflexões, representado por Áries, passo inicial da renovação da natureza pelo Fogo, simbolizando o fogo interno, o ardor  do candidato à procura da Luz - até ao acme da sua caminhada maçônica, quando recebe o Grau de Mestre - representado por Peixes, a total renovação da natureza, a volta do Sol e da vida, pronto para mais um ciclo. 

 Os signos relacionados com o Grau de Aprendiz são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem.