domingo, 3 de fevereiro de 2013

Taça Sagrada


O Filosofo Cebes conta que milhares de pessoas candidatas à conquista da vida e a Sua Maior Duração, ouviam diante de uma Enorme Porta, os sábios ensinamentos e conselhos de um Ancião, acerca da conduta, do modo de proceder, que os Homens Mortais deveriam observar, no decorrer de Suas Existências.
Após essa exposição, a Grande Porta era aberta, e por ela, todos entravam para um recinto maior, e os que se atrevessem a ingressar, deveriam submeter-se a uma prova, representada por uma linda e insinuante mulher, sentada sobre o Trono Da Hipocrisia e Da Vaidade, empunhando uma Grande Taça, contendo uma bebida que não acabava nunca, oferecida aos candidatos. Então iludidos, os mais afoitos bebiam grandes goles, enquanto os mais precavidos apenas provavam da "perigosa poção"...
Maçônicamente, durante a Iniciação, é oferecido ao Neófito, a beber da Taça Sagrada, Taça esta símbolo da Boa ou Má Sorte. Inicialmente, a bebida é doce e o Neófito a absorve com deleite; porém, seus restos se transformam em bebida tremendamente amarga. A transformação do liquido, sugere que a Vida tem passagens doces e amargas e que o ser humano deve gozar os prazeres da vida com moderação, não fazendo ostentação do bem que goza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário