sábado, 9 de janeiro de 2016

Baphomet

Baphomet (do grego), o andrógeno bode-cabra de Mendes. 
Segundo os cabalistas ocidentais, especialmente os franceses, os Templários foram acusados por adorar Baphomet.  Jacques de Molay, Grão-Mestre da Ordem do Templo, com todos os seus irmãos, morreram por causa disso. 

Porém, esotérica e filosoficamente falando, tal palavra nunca significou “bode” nem qualquer outra coisa tão objetiva como um ídolo. O termo em questão quer dizer, segundo Von Hammer, “batismo” ou iniciação na sabedoria, das palavras gregas Baph e Metis, significando “Batismo de Sabedoria”.

A história em torno do Baphomet foi intimamente relacionada com a da Ordem dos Templários, pelo Rei Filipe IV de França e com apoio do Papa Clemente V, ambos com o intuito de desmoralizar a Ordem, pois o primeiro era seu grande devedor e o segundo queria revogar o tratado que isentava os Cavaleiros Templários de pagar taxas à Igreja Católica.

Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, também conhecida como Ordem do Templo, foi fundada no ano de 1118. O objetivo dos cavaleiros templários era proteger os peregrinos em seu caminho para a Terra Santa. Eles receberam como área para sua sede o território que corresponde ao Templo de Salomão, em Jerusalém. Segundo a história, os Cavaleiros tornaram-se poderosos e ricos, mais que os soberanos da época.  Conta a lenda, que eles teriam encontrado no território que receberam documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Segundo alguns, eles ficaram com a tutela do Santo Graal dentre outros tesouros da tradição cristã.

Em 13 de outubro de 1307, sob as ordens de Felipe IV, o Belo e com a conivência do Papa Clemente V os cavaleiros foram presos, torturados e condenados à fogueira, acusados de diversas heresias.
O rei francês, nessa altura, acusava os templários de adorarem o diabo na figura que na realidade se chamava Baphomet. O Baphomet tornou-se o bode expiatório da condenação da Ordem pela Igreja Católica e da morte de templários na fogueira que se seguiu a isto.

Wikipedia/Internet

Um comentário:

  1. HÁ PERSONAGENS QUE TEM O CUNHO IMAGINÁRIO NO CASO CONHEÇO 2 : UM IMAGEM DE JESUS CRISTO É CRIADA . A SEGUNDA IMAGEM É A DE LUCÍFER . NEM UM ...NEM OUTRO TEMOS IDÉIA DE COMO FORAM.Baphomet é uma ilustração comparada ao de Jorge de Capadócia foram idealizadas

    ResponderExcluir