LOJA - a que conhecemos e onde fomos iniciados. É um grupo de maçons reunidos, onde desenvolvemos um Ritual de forma litúrgica.
LOJA de ADOÇÃO - nome dado às Lojas mistas surgidas na França, permitindo o ingresso de mulheres em 1.772
LOJA à DESCOBERTO - é quando os membros de uma Loja regular, por qualquer motivo, não podem se reunir em um templo, o farão em qualquer local, mesmo à céu aberto. Nesse caso somente assuntos administrativos poderão ser tratados.
LOJA ADORMECIDA - É quando a Loja está “dormindo” e seus trabalhos suspensos por um período que ultrapasse o convencional inserido em seus estatutos.
LOJA de EMERGÊNCIA - Um Grão Mestre tem o poder, de em caso emergência, constituir uma Loja e chamar os obreiros para os trabalhos regulares.
LOJA MÃE – diz-se assim quando ocorrem duas circunstâncias distintas: será Loja Mãe aquela que devido ao grande número de filiados, tem necessidade de formar outro corpo; a nova Loja terá, naquela que lhe deu origem sua Loja Mãe. Também se chama Loja Mãe, aquele que o iniciou como maçom.
LOJA MILITAR - Surgiram na Inglaterra, e abrigavam exclusivamente Oficiais do Exército e da Marinha. Os navios ingleses, em sua maioria, estabeleciam essas Loja Militares. A França e outros países, também passaram a criar suas Lojas militares.
LOJA OCASIONAL - é criada exclusivamente para iniciar novos maçons. Somente o Grão Mestre tem o Poder de estabelecer esse tipo de Loja. Concluída a cerimônia, e geralmente Sete iniciados, esses, por sua vez, fundam uma nova Loja e a Loja Ocasional é dissolvida.
LOJA PROVISÓRIA - nenhuma Loja pode ser Provisória; o que é provisória e a autorização para seu funcionamento. Assim a Obediência, não expede a Carta Constitutiva definitiva, antes de comprovar a sua capacidade com os regulamentos no trabalhos. A Carta Constitutiva será dada após um ano de atividade regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário