Na cidade de Thai-Ouan, na China, vivia um velho Lao-Yê dotado de grande sabedoria.
Cumpre esclarecer que Lao-Yê é a designação dada na velha China, ao sacerdote que o povo respeita por seu saber e admira por suas virtudes.
Um dia, quando esse Lao-Yê se dirigia para o Templo, encontrou uma jovem que se ocupava em enfeitar com flores um ídolo de bronze.
- Que estás fazendo aí, minha filha? – indagou o sábio em tom carinhoso.
- Senhor – explicou a jovem – para exaltar Deus coloco flores em torno deste ídolo. Deus está no ídolo!
- Minha filha – tomou paciente o bom Lao=Yê – bem longo é o caminho do erro e ignorados são, por vezes, os atalhos que nos levam `a Verdade. Estás agora, sem querer, com a inexperiência da vida, invertendo o significado das coisas e alterando o sentido oculto dos símbolos. É absurdo enfeitar um ídolo com flores, pois Deus está mais nas flores que no ídolo!
E, depois de proferir tais palavras, partiu o sábio para o Templo onde se ocupava em ensinar aos moços piedosos, por meio de parábolas e alegorias, o caminho do Eterno Bem e da Eterna Verdade.
Quando o velho e judicioso Lao-Yê, algumas horas depois, voltou para a sua rústica morada, passou outra vez pela casa da jovem adoradora de ídolos e encontrou-a ocupada em uma estranha tarefa:
No alto de uma coluna havia colocado uma flor e, em volta da flor, procurava enfileirar vários ídolos.
-Estás vendo, mestre? – exclamou com entusiasmo, dirigindo-se ao sacerdote – aprendi a vossa profunda lição. Reparai: Agora são os ídolos que “enfeitam” a flor, pois Deus está mais nas flores que nos ídolos!
-Admiro a tua alma ingênua e simples – replicou o sábio, dobrando a sua fronte calva – Aprende, porém, a Verdade:
Sim, Deus está mais na flor que no ídolo; é preciso, entretanto, observar que Deus está mais na mulher que na flor.
Deus, ao criar a mulher, pensou nas flores e, por isso, na mulher vamos encontrar delicadeza, bondade e beleza! E ao cabo de breve pausa rematou:
-Retira dai essa flor, minha filha. Coloca-a em teus cabelo e deixa os ídolos em paz!
Mulher! És a fonte dos jardins, poço das águas que correm pelos campos.
Malba Tahan
Nenhum comentário:
Postar um comentário