domingo, 18 de dezembro de 2016

Antigas Instruções do Primeiro Grau do Rito Escocês

M. - Sois vós Maç:.?

A. - Sim, meu Irm:.

M. - Onde vos preparastes para o ser?

A.  - Em meu coração.

M.  - E onde mais?

A.  - Na Camara de meditação continua a esta Resp:. Loj:.

M. - Como vos prepararam?

A. -Com o sapato direito de chanqueta, o braço correspondente ao peito, o joelho esquerdo despido, despojado de metais, o pescoço cingido por um cordão, e os olhos vendados.

M. - Como fostes admitido em L:.?

A. - Por três grandes pancadas, que deu meu companheiro, as quais aludem as três sentenças da Escritura: - Pedi e recebereis; procurai e achareis; batei e dar-se-vos ha entrada.

M.  - Que significa vosso preparo?

A. - O sapato de chanqueta significa que por este modo os antigos israelitas contraíão certos deveres; a nudez representa a sinceridade do coração de um Maç:.; o ser despojado de metais recorda que na Edificação do Templo de Salomão não se ouvião sons de instrumentos de metal, e que as riquesas não dão o verdadeiro mérito; o cordão ao pescoço representa a escravidão em que jazia; e a venda nos olhos o estado de cegueira e obscuridade de minhas idéias.

M.  - Quando fostes recebido Maç:.?

A.  - Quando o Sol se achava no esplendor do meio dia.

M. - Sendo costume reunir-nos de noite, como podereis explicar isso?

A.  - É porque os MMaç:. estão em todos os pontos da Terra, e o Sol a toda hora passa por um meridiano, e assim é sempre meio dia para eles.

M.  - Por quem fostes recebido Mas:.?

A.  - Pelo Ven:. e mais IIr:.

M.  - Onde fostes recebido Maç:.?

A.  - Em uma L:. justa, perfeita e regular.

M.  - Que entendeis vós por L:.?

A.  - Um recinto sagrado, onde os IIr:. se reunem em nome do G:. A:. do U:. com fim Maç:.

M.  - O que constitui uma L:. justa?

A.  - Os Sag:. Estatutos

M.  - O que a faz perfeita?

A.  - O número de sete, que formão os três MMes:., os dois Com:. e os dois AApr:.

M.  - O que constitui regular uma L:.?

A.  - A Prancha reguladora, ou seu Diploma constituinte.

M.  - Que entendeis por Diploma constituinte de uma L:.?

A.  - A autorização do GR:. Or:. que a constitui. 

M.  - Que vindes fazer aqui?

A.  - Vencer minhas paixões, submeter minha vontade, e fazer novos progressos na Maç:.

M.  - Que entendeis por Maçom?

A.  - Um homem livre, fiel as leis, que tanto ama o pobre como o rico, sendo virtuoso.

M.  - Como vos conhecerão  como Maç:.?

A. - Por meus sinais, toques, palavras, e pelas circunstancias de minha recepção.

M.  - Quais são os sinais?

A.  - A esquadria, o nível e a perpendicular, ou prumo, são os distintivos de um Maç:.

M.  - Que entendeis por toques?

A.  - Pressões regulares que se fazem entre IIr:. para se reconhecerem.

M.  - Qual é o principal dever de um Maç:.?

A.  - O Sigilo.

M.  - Como contraístes vós este dever?

A.  - Por meio de um juramento solene e terrível que prestei, obrigando-me por ele a guardar os segredos da Maç:..

M.  - Lembrai-vos deste juramento?

A.  - Sempre está, e estará gravado em meu coração.

M.  - Dizei-o pois.

A.  - Eu ……..em nome do G:. A:. do U:., em presença desta Assembléia de CCav:. MMaç:., de minha livre e espontânea vontade, declaro, juro e prometo ser fiel aos sagrados deveres da Maç:.; juro não os dizer, cortar, gravar, escrever, marcar, imprimir ou pintar, tanto em coisa móvel, como imóvel, nem mesmo em caracteres legíveis ou intelegíveis, ou de qualquer modo que possam vir a ser descobertos pelos pprof:. Juro igualmente não coadjuvar nem assistir a iniciação de Maç:. algum clandestinamente, ou em L:. que não seja justa, perfeita e regular. Igualmente juro seguir em todas as suas partes as sagradas Constituições da Ord:., e cumprir e fazer cumprir as particulares desta Resp:. L:. Juro socorrer, amparar, defender, consolar e proteger a meus IIr:. com os auxílios que estiverem ao meu alcance, sem detrimento meu, ou de minha família. Juro não revelar por quem fui recebido Maç:., nem as pessoas que concorreram para a minha iniciação. Se faltar a este solene juramento em todo ou em parte, quero que minha g:. seja c:., minha l:. a:., e lançada as praias em que haja fluxo e refluxo duas vezes em vinte e quatro horas, para que sirva de exemplo aos perjuros. Assim o G:. A:. D:. U:. me ajude e mantenha firme e fiel a este propósito, e ao contrario me castigue sem piedade.

M.  - Que se vos deu quando fostes recebido Mas:.?

A.  - Um sinal, um toque e uma palavra.

M.  - Qual é o sinal?

A.  - Este (pondo-se em Esquadria o executa)

M.  - Como se chama?

A.  - Gutural: alude a parte de meus deveres, que preferirei se me cor:. a gar:., a revelar os segredos da Maç:. que se me confiaram, ou de futuro me forem confiados.

M.   - Dai-me o toque.

A.  - (Dá-o)

M.   - Que significação tem?

A.  - É o toque de Ap:. Maç:.

M.   - Este toque pede uma palavra; dizei-ma.

A.  - Ensinaram-me a ser cauto em minha iniciação; mas para convosco, meu Ir:., reparti-la-ei, ou soletrarei como quiserdes.

M.  - Principiai.

A.  - Da a primeira letra.

M.  - Que significa essa palavra?


A.  - Força; era o nome que estava na coluna do Setentrião, a entrada do pórtico do Templo de Salomão, onde se reuniam os AAmp:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário