domingo, 26 de maio de 2019

Ordem da Estrela do Oriente


Organização Paramaçônica criada em 1850, pelo Maçom Robert Morris (advogado e Grão-Mestre do Estado de Kentucky – EUA). 

Tem como propósitos através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. Existe entre seus membros um profundo elo fraternal, muito amor o que aproxima uns dos outros fazendo-os cada vez mais queridos entre si, sendo um privilégio poder servir seu próximo sempre que for preciso e possível. Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte a Ordem Rainbow Girls (Garotas Arco-Íris), preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

Nestes 160 anos de existência, a Ordem tem se destacado por suas inúmeras obras de assistência, colocando-se como um alicerce social junto às Lojas Maçônicas.

A Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticos:

Educar;

Edificar caráter;

Ressaltar valores morais e espirituais;

Fazer caridade e servir ao próximo;

Dar suporte a “Ordem Internacional das Filhas de Jó;

” Não é uma religião e nem uma sociedade feminista.”

As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas  Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto, o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos, o Capítulo se mantem por conta própria. Para formar um Capítulo é preciso 18 membros sendo 16 senhoras e 2 Mestres Maçons, patrocinada por uma ou mais Lojas Maçônicas regulares. 

A Ordem, desde sua fundação, cresceu muito e hoje existe em vários países. Estados Unidos (inclusive Alasca), França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Porto Rico, Havaí, Austrália, Canadá, por exemplo. Conta com aproximadamente 1.200.000 membros.

Chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto de 1997 quando foram instalados quatro Capítulos. Hoje, no estado de São Paulo, existem mais de 40 Capítulos, além de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo…
Quem pode ser iniciado?
Podem ser iniciados no Capítulo da Estrela do Oriente, esposas, filhas, noras, mães, irmãs, netas, bisnetas e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica e Maçom que esteja regular em uma Loja. A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.

Os principais requisitos para ser uma Estrela do Oriente são:

– Crer em um Ser Supremo;

– Ter boa conduta moral;

– Ter consciência de bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.

A Maçonaria honra-lhe com o indispensável patrocínio e lhe imprime as regras de ingresso e convivência, assim como a disciplina e a ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário