quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alavanca

Diz-se que é "instrumento" ou "máquina", de uso imemorial, porem definido por Arquimedes com o estudo das leis que determina a potência; dizia o célebre físico e sábio: "Dêm-me uma Alavanca e um ponto de apoio no espaço que eu levantarei o mundo".
Em Maçonaria, a Alavanca é um instrumento usado nas "provas" iniciaticas e deve, sempre, estar junto a Régua, porque toda força deve ser prudentemente medida. No sentido filosófico significa a superação do obstáculo; é vitória sobre a resistência.

Usa-se dizer que "o dinheiro é a Alavanca que move o Mundo", no sentido de que vence todo obstáculo; o amor é a Alavanca que afasta todo o mal. 

Existem três espécies de Alavancas: 1) a interfixa, aquela em que o ponto de apoio fica colocado entre a potencia e a resistência; 2) a inter-resistente, aquela em que a resistência fica entre o fulcro e a potencia; 3) a interpotente, aquela em que a potencia está, entre o fulcro e a resistência. 

Mentalizando-se a Alavanca, resolvem-se todos os problemas que surgem na mente do homem; maçonicamente, no aspecto esotérico, durante as provas iniciaticas, o neófito é conduzido a usar do poder da Alavanca. 

Alavanca é o símbolo da "força da vontade" que vence qualquer resistência e remove obstáculos visando a perfeição, pelo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário