sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Instruções ao Grau de Aprendiz

Venerável – Ir:. entre vós e mim existe alguma coisa?
R. - Sim Venerável, um culto.

Venerável – Que culto é esse?
R.- É segredo.
Venerável – Que segredo é esse?
R.- A Maçonaria.
Venerável – Ir:. S:. maçom?
R.- MM:. IIr:. p:. t:. m:. r:. .
Venerável – O que é preciso para ser maçom?
R.- Ser livre e de bons costumes.
Venerável – Ir:. como vos preparastes para ser recebido maçom?
R.- Principiei a preparar-me pelo coração.
Venerável – Onde fostes depois levado?
R.- A uma câm:. contígua `a L:. .
Venerável – Como estáveis preparado?
R.- Nem nu nem vestido. Tiraram-me todos os mmet:. e fui conduzido `a porta do Templo.
Venerável – Como soubestes que estáveis `a porta do Templo
R.- Porque ali me fizeram parar e fui depois admitido – ouvi uma grade pancada.
Venerável – Que vos disseram então?
R.- Quem vem lá? Ao que respondi: um prof:. que quer ser iniciado na Or:. Mac:. e admitido nesta Aug:. Of:. dedicada a São João.
Venerável – E como pudestes conceber tal esperança?
R.- Porque sou livre e de bons costumes.
Venerável – Que vos disseram então?
R.- Que declarasse o meu nome, sobrenome, idade, qualidade civil e pátria.
Venerável – Que vos mandaram fazer depois?
R.- Mandaram-me entrar.
Venerável – Como Entrastes?
R.- Tendo a pon:. de uma esp:. assentada ao peito.
Venerável – Que vos perguntaram?
R.- Se sentia ou via alguma coisa.
Venerável – Que respondestes?
R.- Que sentia mas que nada via.
Venerável – Por quem fostes recebido depois da vossa entrada?
R.- Pelo Ir:. 2º Vig:. .
Venerável – Que vos fez ele?
R.- Entregou-me ao Ir:. Exp:. que mandou-me ajoelhar e tomar parte em uma oração que vós recitastes.
Venerável – Que vos perguntaram depois dessa oração.
R.- Em quem punha a minha confiança.
Venerável – Que respondestes?
R.- Que a depositava em Deus.
Venerável – Que vos fizeram depois?
R.- Pegaram-me na mão direita, fizeram-me levantar e disseram-me que nada receiasse e sem temor seguisse a mão que me guiava.
Venerável – Onde vos conduziu esse guia?
R.- Fez-me praticar três viagens.
Venerável – Onde encontrastes o primeiro obstáculo?
R.- No meio dia, por detrás da col:. que agora ocupo, onde bati levemente três pancadas.
Venerável – Que resposta vos deram?
R.- Perguntaram-me – Quem vem lá?
Venerável – Que respondestes?
R.- O mesmo que havia respondido `a porta da entrada.
Venerável – Onde encontrastes o segundo obstáculo?
R.- Por detrás do 1º Vig:., no Norte, onde bati também três pancadas, e dei depois as mesmas respostas `as suas perguntas.
Venerável – Onde encontrastes o terceiro obstáculo?
R.- Por detrás do vosso lugar, onde bati da mesma forma e dei as mesmas respostas.
Venerável – O que vos foi ordenado então?
R.- Mandaram-me conduzir ao Ir:. 1º Vig:. no Ocid:. para ser instruído.
Venerável – Que instrução vos deu ele?
R.- Ensinou-me a dar os primeiros passos no âng:. de um quad:., a fim de que pudesse chegar ao alt:. para ali prestar o meu jur:..
Venerável – Onde prestastes esse jur:.?
R.- No Alt:. dos JJur:., com o corpo formando uma esq:., a mão esquerda segurando um com:., apoiado no lado esquerdo do peito, e ali prestei o jur:. solene dos MM:..
Venerável – Depois de prestado esse jur:. que vos disseram?
R.- Perguntaram-me que mais queria.
Venerável – Que respondestes?
R.- A luz.
Venerável – Quem vos deu a luz?
R.- Vós, Ven:. e todos os IIr:. .
Venerável – Quando recebestes a luz, o que vistes?
R.- O liv:. da L:., o Esq:. e o Com:. .
Venerável – Que vos disseram significar esses ornamentos?
R.- As Três Grandes Luzes da Maçonaria.
Venerável – Explicai-mas.
R,- O Liv:. da L:. regula a nossa conduta no lar, no trabalho e na sociedade. Para isso, o Esq:. é o símbolo da retidão, que devemos sempre cultuar; e o Com:. representa a justiça, que se exige nas ações, que praticamos.
Venerável – O que vos mostraram depois?
R.- Três SSub:. LL:. da Maç:.: O Sol, a Lua e o Ven:. da Of:. .
Venerável – Que vos fizeram depois?
R.- O Ven:. fez-me ficar ereto e deu-me os SSin:., o Toq:. e a Pal:..
Venerável – Que números compõem uma Of:., meu Irmão?
R.- Três, cinco e sete.
Venerável – Porque razão o numero três compõe uma Of:.?
R.- Porque foram três os MMes:. na construção do Tem:. de Sal:..
Venerável – E o número cinco?
R.-Porque todos os homens devem possuir cinco sentidos.
Venerável – Quais São eles?
R.- O ouvido, o olfato, a vista, o paladar e o tato
Venerável – Para que servem na Maç:.?
R.- Três deles para muito.
Venerável – Explicai-me os seus usos.
R.- A vista para ver os sinais; o tato, para sentir o toque e reconhecer os Irmãos, tanto nas trevas como na luz, o ouvido para ouvir a palavra.
Venerável – Porque razão o numero sete compõe uma of:.?
R.- Porque sete são as antigas ciências liberais.
Venerável – Dizei-me quais são?
R.- A gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a musica e a astronomia.
Venerável – De que utilidade são essas ciências na Maç:.?
R.- A gramática nos ensina a escrever e a falar.
Venerável – O que nos ensina a retórica?
R.- A arte de falar e discorrer sobre quaisquer objetos.
Venerável – O que nos ensina a lógica?
R,- Ela dá disciplina ao espírito levando-o a raciocinar com firmeza e exatidão.
Venerável – O que nos ensina a aritmética?
R.- O valor dos números.
Venerável – O que nos ensina a geometria?
R.- A medir a terra, para nela marcarmos o pedaço que nos pertence na grande partilha da Humanidade.
Venerável – O que nos ensina a musica?
R,- A virtude dos sons.
Venerável – O que nos ensina a astronomia?
R.- O conhecimento dos astros.
Venerável – Que forma tem a nossa Of:.?
R,- A de um quad:..
Venerável – De que largura é a nossa Of:.?
R.- Do Or:. ao Oc:..
Venerável – Qual o seu cumprimento?
R.- Do S:. ao N:..
Venerável – A sua altura?
R.- Da T:. ao C:..
Venerável – Que profundidade tem?
R.- Da superfície ao centro da T:..
Venerável – Porque?
R.- Porque a Maçonaria é Universal e o Universo uma Of:. .
Venerável – Porque razão está a nossa L:. situada do Or:. ao Oc:.?
R.- Porque assim estão todas as LL:..
Venerável – Porque?
R.- Porque principiou o Ev:. a ser pregado no Or:. e estendeu-se ao Oc:..
Venerável – Quem sustenta a nossa Of:.?
R,- Três grandes ccol:. Corintia, Dórica e Jônica.
Venerável – Como se chamam?
R.- Sabedoria, Força e Beleza – representadas por Minerva, Hercules e Vênus.
Venerável – Quem representa o pilar da Sabedoria?
R.- O Ven:. no Oriente.
Venerável – Quem representa o pilar da Força?
R.- O 1º Vig:. no Setentrião ocidental.
Venerável – Quem representa o pilar da Beleza?
R.- O 2º Vig:. no Meio-dia.
Venerável – Porque representa o Ven:. o pilar da Sabedoria?
R.- Porque dirige os OObr:. e mantém a ordem.
Venerável – Como representa o 1º Vig:. o pilar da Força?
R.- Pagando os OObr:. cujos ssal:. são a força e a manutenção da sua existência.
Venerável – Como representa o 2º Vig:. a beleza?
R.- Fazendo repousar os OObr:. e fiscalizando-os no trabalho, a fim de que ao Ven:. resulte honra e gloria ao G:.A:.D:.U:..
Venerável – Porque é a Of:. sustentada por essas três ccol:.?
R.- Porque a Sabedoria, a Força e a Beleza são o complemento de tudo, sem elas nada é durável.
Venerável – Porque?
R.- Porque a Sabedoria inventa, a Força sustenta e a Beleza adorna.
Venerável - Além dessas ccol:. alegóricas, há outras no Templo?
R.- Sim Venerável Mestre, há as ccol:. J e B no pórtico do Templo. São ôcas e guardam as ferramentas dos CCom:, e AAp:. .
Venerável – Onde estão colocados os AAp:.?
R,- No primeiro degrau da escada de Jacó. A sua marcha para o alto depende de seu próprio anseio de perfeição.
Venerável – Que há no interior de uma Loja Maçônica?
R.- Os Paramentos, os Ornamentos e as Jóias.
Venerável – Quais são os Paramentos?
R.- A Est:. Flam:., o L:. da L:., o Com:. e Esq:..
Venerável – E os Ornamentos?
R.- São três: O Pav:. de mos:., a Or:. Dent:. e a Cor:. de 81 nós.
Venerável – Quais são as Jóias de uma Loja?
R,- São três móveis : o Es:., o Nív:. e o Pr:.. Três fixas: a Ped:. Br:., a Ped:. Pol:. e a Pran:. da L:. .
Venerável – Esta coberta a nossa L:.?
R.- Sim Venerável Mestre, por uma abób:. cel:. de variegadas nuvens.
Venerável – Donde sopram os ventos para os MM:.?
R.- Do Or:. para o Oc:..
Venerável - Essa tem sido sempre a marcha da Civilização Humana, e os maçons tem sido através da História, s sustentáculos da Fraternidade, da Justiça e do Progresso. Assim permaneçamos nós pelos séculos dos séculos, fiéis `a inspiração do G:.A:.D:.U:. . Amém.
Ant.Ritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário