sexta-feira, 11 de março de 2011

Meu Filho Entra no Mundo

Agora, meu filho, você já é um rapagão de dezoito anos, charmoso, inteligente e emancipado, com convicções e vontade próprias. Ficou para trás a fase ingrata das transformações da adolescência, dando lugar à fase das grandes especulações e questionamentos. As portas do mundo se abrem para recebê-lo.

Diante de si, espraia-se uma Universidade chamada "Mundo"; cheia de seduções e ofertas. Procure entrar nesta concorrida Universidade, enfrentando-a como um celeiro de oportunidades e não como um campo de guerra minado pelas confusões, discórdias e invejas. As oportunidades são capciosas. É preciso você, nessa alvorada da existência, saber discernir entre o que dará e não dará bons frutos. E de que modo você vai direcionar seu futuro.

Não pense em glórias miríficas. Firme um objetivo e o persiga. Finque profundamente seus alicerces morais para não ser arrastado pelo vendaval do imediatismo e do arrependimento. Defina, claramente, que contribuições poderá dar ao mundo, através das ferramentas que possui: inteligência, talento, determinação e sonhos que acalenta no seu coração. Já é hora de pensar no futuro. E o futuro quem constrói é você, com indômita força de vontade para ir além do horizonte. Vencer desafios. Nunca desanimar! Só você tem tudo para ser um grande homem. Ponha isto na cabeça: ninguém fará de você um homem especial. Só você mesmo conseguirá. Por isto, abrace o mundo com juízo e confiança da vitória.

Comece fortalecendo seu espírito com propósitos de ser o melhor do quer que você seja. A vida pagará um vantajoso prêmio. Mas, é preciso lutar por ele. Não se deixe enganar pela glória fácil. O caminho para o sucesso e a felicidade é íngreme e nem sempre rápido. É preciso armar-se de toda competência possível para ultrapassar a linha da mediocridade. Nunca permita que parentes e amigos se metam na escolha de sua vocação. A vocação parece uma simples companheira de viagem. Mas, na verdade, ela é a meta que lhe garantirá sucesso e independência financeira. Objetivos que devem nortear a vida de qualquer jovem inteligente, que pensa no dia de amanhã com os pés no chão. Com a vontade pétrea de chegar em primeiro lugar. Não há vencedores de segundos lugares.

A escolha da profissão vocacionada é tarefa intransferível e pessoal. Comece cedo a familiarizar-se com as oportunidades que o mercado oferece na sua constante ânsia de contratar funcionários competentes, idealistas e empreendedores. Como proceder? Com sua percepção de enfrentar e conquistar um mundo competitivo e sair dele na glória do pódio número um. Não é tarefa impossível desde que você se disponha a ser bom em todos os sentidos.

Como filho, amigo, estudante, esposo, pai e, sobretudo, como excepcional profissional. Você está entrando num mundo que necessita constantemente de pessoas competentes, comprometidas e destemidas a desafiar sua própria capacidade de progredir e ir longe. Isto parece impossível. Mas não é. Desde que você priorize você mesmo, antes dos atrativos que a tecnologia coloca à disposição para desviar os jovens do seu ideal. Primeiro suba no pódio para depois festejar a vitória. Primeiro mostre o que fez para depois dizer ao mundo o que fez. Abstraia-se dos vícios, das procrastinações, dos “vamos deixar para depois”, dos amigos que possam induzi-lo ao fracasso dos seus propósitos para o futuro. O futuro decente, próspero e progressista deverá ser meta de qualquer pessoa sensata durante toda vida. E o seu futuro começou quando você nasceu.

Como jovem você ainda não domina os limites do sucesso. Portanto, nunca se deixe dominar pelas vantagens oferecidas por pessoas especialistas em desencaminhar os jovens dos seus primordiais objetivos. A dedução lógica indica que o que mais lhe interessa neste momento é aproveitar as orgias da juventude, disponíveis nas discotecas, nos bares, nas baladas e nas companhias de colegas de condutas duvidosas. Não se deixe levar pela mentira do embriagador desejo de sucesso fácil. Aprenda a sorrir e a chorar quando houver necessidade. Planeje, meu filho, com grande discernimento aonde deseja chegar. E lute por isso com bravura e consciência de que o tempo é curto. Nunca se descuide dele, que passa rápido e não retrocede. Procure ter certeza de que a profissão que você escolheu o fará feliz. Estude-a, compare com as outras e, de que forma ela lhe dará o primeiro lugar na busca do seu espaço profissional. O casamento é ótimo. Mas priorize antes dele seu sucesso profissional.

Analise se você deseja ser cientista, astronauta, empresário, religioso, professor, médico ou se deseja passar a vida toda catando borboletas nos jardins alheios. Entenda que as portas do mundo serão largas para os que souberam preparar a estrada que lhe dá acesso. A apoteose da vida está na glória de vencer os obstáculos, com nervos de aço. Jamais permita que sua vida seja um peregrinar sem rumo. Dê-lhe vibração, fulgor, energia e impetuosidade. Quando a fama chegar, mantenha-se humilde e agradecido a Deus.


E que lá na frente, bem lá na frente, você um dia possa refletir e balbuciar baixinho só para seu coração ouvir: "Meu pai tinha razão!" Desejo-lhe sucesso com as bênçãos de Deus. Seu pai.
Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário